Nacional de BCR 2023 termina com vitória da ADD
Na última sexta-feira, 27, ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico, São Paulo, a final do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas 2023, na qual o ADD Magic Hands venceu o Kings Maringá por 63 a 45, tendo mantido vantagem na pontuação por todos os quartos da partida. Com a vitória, o Hands se tornou octacampeão brasileiro, vindo de uma conquista seguida do título, até então heptacampeão pelo campeonato do ano passado.
Neste último Brasileiro, o Magic Hands executou uma campanha invicta, passando duas vezes pelo ADFEGO, seguindo as disputas com ONG Fundação Municipal de Esportes, All Star Rodas, ADD Magic Wheels e, por fim, Kings Maringá na final. Os MVPs ao longo do campeonato foram Cristiano Clemente, por cinco vezes, e Amauri Viana na partida contra o All Star.
Desde a vitória na final de 2022 o ADD Magic Hands não baixou a guarda, se adaptando às mudanças para a temporada deste ano, almejando o objetivo que viria a ser alcançado.“Mudança na regra do jogo e não poder mais utilizar 15 pontos na classificação funcional ao mantermos jogadores sub-23 na quadra. Usamos a motivação dos atletas para o seu crescimento individual e utilizamos isso em prol de um jogo mais coletivo”, conta Marcos Vitor, Técnico do Hands, quanto os maiores desafios enfrentados na temporada.
A final contou com apoio massivo da torcida, arquibancadas lotadas na quadra multiuso do CT, adaptada para a modalidade do basquete em cadeira de rodas. A competição contou com transmissão da CBBC, sendo a final contra o Kings transmitida pelo SportTV3.
Na cerimônia de premiação os melhores 1.5, 2.0 e 4.0 foram da ADD. Respectivamente, Sérgio Veiga, Amauri Clemente e Cristiano Clemente. Também MVP e cestinha do campeonato para Cristiano “Juninho” Clemente. Assim como em 2022, a totalidade das premiações orbitou o Hands. “As expectativas para o próximo ano são de repetir o sucesso dessa temporada. Treinar forte e ir buscando um jogo cada vez mais coletivo”, fala Marcos sobre o que esperar para 2024.
Tendo enfrentado o Hands também este ano, a outra equipe da Associação, o ADD Magic Wheels, conseguiu concluir na sétima colocação do Brasileiro com três rodadas vencidas e três perdidas, permanecendo entre os oito primeiros dos dezesseis times do campeonato e, com isso, na série ouro.
Este projeto é executado pela Lei de Incentivo ao Esporte, tendo como apoiadores UOL, Bank of America, Facchini, PremieRpet, Pfizer e Galy.