Pesquisar
Close this search box.

Programa de Iniciação ao esporte adaptado

A ADD foi a primeira instituição no Brasil a implantar um projeto específico de esportes para crianças com deficiência em 2001. Desde o início o objetivo das atividades era proporcionar o desenvolvimento físico, social e emocional, bem como sua inclusão na sociedade de crianças, adolescentes e jovens com deficiência. As atividades faziam parte do projeto Crianças que contemplava a prática do basquete em cadeira de rodas para crianças e adolescentes com deficiência física. Participantes com deficiência visual participavam das atividades de natação implantadas em 2004, por incentivo da Professora Márcia Greguol.

As experiências adquiridas em nove anos de execução das atividades do Projeto Crianças (2001 – 2009) permitiram o fortalecimento e amadurecimento dos principais aspectos que deveriam ser tratados para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes com deficiência. Nascia, assim, em 2010, a ADD Escola de Esporte Adaptado com um novo olhar para o paradesporto no Brasil, atendendo crianças e adolescentes com deficiência física. Em 2011, após o sucesso das atividades da Escola de Esporte, a ADD passou a atender crianças e adolescentes com Síndrome de Down.

Com a execução de um importante projeto patrocinado pela Petrobras houve a ampliação do conceito de escola de esporte. As atividades foram direcionadas, pautadas em uma visão da prática paradesportiva como instrumento educacional e método pedagógico, sendo uma fonte inesgotável de conceitos éticos e morais. Assim, a ADD Escola de Esporte Adaptado transcendiam o esporte ou a modalidade esportiva para desenvolver componentes que promoviam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando a independência e autonomia. Associado a essa visão, atividades complementares como acantonamento, participação em corridas e/ou caminhadas de rua, eventos comemorativos, visita a museus, teatro e parques, entre outras ações, tornaram o projeto mais abrangente.

Considerando a visão ampla da Escola de Esporte Adaptado e sua ressignificação devido amplitude tomada das atividades desenvolvidas, em 2014 foi implantado o PROGRAMA DE INICIAÇÃO AO ESPORTE ADAPTADO. Os projetos desenvolvidos nesse programa possibilitaram o atendimento a partir de 2018 de crianças e adolescentes com autismo. Na prática, as atividades não estão atreladas somente ao esporte nem tão pouco somente a uma modalidade esportiva. Importantes componentes do desenvolvimento integral da criança e do adolescente são trabalhados nas aulas tais como artes, dança, teatro, música, inclusão digital, roda de leituras e poesias. As atividades pedagógicas também são ressaltadas nas aulas com vistas, por exemplo, ao auxílio do processo de alfabetização do participante.

Desde 2001, a maior contribuição da ADD como incentivadora da prática paradesportiva foi sua importante contribuição para atendimento de crianças e adolescentes com maior grau de comprometimento físico-motor e intelectual. Esses participantes, quando interagem com participantes de outros tipos de deficiência ou sem deficiência, trazem a diversidade, conceito muito importante em nossa sociedade composta por pessoas com diferentes aspectos. A diversidade é vivenciada intensamente, o que proporciona uma oportunidade única de reconhecimento, valorização e aprendizado com as diferenças no direcionamento da construção de um futuro melhor para crianças, adolescentes e jovens adultos.

Projetos

ADD Escola de Esporte Adaptado

Projeto de Iniciação ao Esporte Adaptado ano III

Projeto Formando Campeões Ano III

Pular para o conteúdo