Quatro dias de muitas atividades e diferentes modalidades representadas marcaram mais um ano de grande sucesso na participação da Associação Desportiva para Deficientes – ADD na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech, realizada entre os dias 04 e 07 de outubro, no SP Expo, em São Paulo (SP).
Responsável pela Arena Esportiva, a ADD realizou a montagem e programação de dois espaços, sendo uma quadra poliesportiva e outra área para Bocha Adaptada, Tênis de Mesa e uma mini-pista de atletismo. A Associação organizou diversas ações para demonstrar diferentes modalidades do esporte adaptado aos milhares de visitantes que passaram pela feira.
O público pôde acompanhar partidas de Basquetebol em Cadeira de Rodas, nas variações 5×5 e 3×3, Bocha, demonstrações de Voleibol Paralímpico, Rúgbi em Cadeira de Rodas, Futsal Down, Futebol de Amputados, além da novidade de 2023 que foi o Futebol de Nanismo, que pela primeira vez fez parte da programação da Reatech.
“Estamos há 19 anos atuando na Reatech. Toda organização e planejamento vem de meses. No mínimo os últimos três meses. É muito gratificante terminar a feira e ver que o que planejamos, tanto em termos de estrutura quanto na programação de atividades, que é bastante intensa, deu certo e colhemos os resultados esperados”, declarou Eliane Miada, fundadora e Presidente do Conselho Institucional da ADD.
“A gente adora o trabalho da ADD e temos um carinho e respeito muito especial pela Eliane Miada e toda a equipe. A programação que a ADD monta aqui desde o primeiro momento até o fim da Reatech é sensacional, não fica nem um minuto sem algum tipo de atividade. Então a gente valoriza muito esse trabalho da ADD e de todos os parceiros da Reatech em geral”, disse Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, empresa responsável pela organização da feira.
Houve também uma oportunidade para receber parceiros e apoiadores dos projetos desenvolvidos pela ADD, como Seven Boys, Wickbold, Queijos Ipanema e Mistral Importadora. Além da presença dos patrocinadores, o coquetel de boas vindas contou com a participação do atleta Yeltsin Jacques, duas vezes medalha de ouro nos Jogos de Tóquio 2020 nas provas de atletismo dos 1.500m e 5.000m classe T11 (Deficiência Visual). “Tivemos momentos importantes com nossos parceiros e patrocinadores. Eles puderam conhecer nosso espaço e um pouco do trabalho que a gente faz”, explicou Miada.
Uma novidade que a ADD trouxe para Reatech 2023 foi a realização do 3º Jogos Paradesportivos, que após dez anos voltaram a ser realizados durante a feira. O evento contou com a participação das 260 pessoas, de 6 a 29 anos, atendidas pelos sete núcleos que fazem parte do Programa de Iniciação ao Esporte Adaptado. Os atletas foram divididos em equipes e participaram de disputas em sete modalidades sendo elas: Tênis de Mesa, Atletismo, Bocha, Ginástica, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Futsal Down e Futsal PC.
“Estamos extremamente satisfeitos com a programação elaborada e executada aqui para a Reatech. Os Jogos Paradesportivos eram uma atividade que tínhamos deixado de fazer nos últimos anos e trouxemos de volta essa ideia”, explicou Sileno Santos, Coordenador de Esportes da ADD. “Os Jogos começaram na quinta-feira e sábado foram as finais e a premiação. Tivemos a participação em massa dos alunos cadastrados no Programa”, completou.
Outro ponto alto da feira foi a participação das equipes de alto rendimento de Basquete em Cadeira de Rodas administradas pela ADD, o Magic Hands e Magic Wheels, e a presença dos atletas da Seleção Brasileira da modalidade convocados para os Jogos Para-Panamericanos de Santiago 2023, em novembro: Amauri Viana, Cristiano Junior Clemente, Sergio Veiga e Wallace Carvalho.
As quadras montadas pela ADD se tornaram um dos principais espaços da feira, atraindo as atenções dos visitantes, além de mobilizar centenas de atletas e familiares, que aproveitaram também para circular pelos corredores da feira. Foi uma oportunidade de conhecer todas as novidades e tecnologias disponíveis para atender as necessidades de pessoas com deficiência.
“Aqui a gente aprende que tem vários tipos de materiais novos para adaptações que eles precisam. Coisas que temos dificuldade de conseguir em outros lugares e aqui é o melhor local para conhecermos essas melhorias. É nosso segundo ano na Reatech e vemos tecnologias que são muito boas para o desenvolvimento de qualquer pessoa com deficiência”, conta a dona de casa Cristiane Santana de Jesus, que é mãe de Cristian, de 11 anos e que tem deficiência visual, e Higor, de 20 anos, com deficiência intelectual. Os dois jovens são atendidos pelo Programa de Iniciação ao Esporte Adaptado da ADD.
O evento também é um espaço para interagir e conhecer ídolos do esporte paralímpico, como Yeltsin Jacques (2x medalha de ouro em Tóquio 2020) e como o medalhista de prata também no atletismo em Tóquio 2020, Vinicius Rodrigues. Os atletas representam a ADD e estiveram presentes na feira, onde atenderam às crianças presentes e tiraram fotos com os atletas em formação.
“A ADD sempre me mostrou a importância de poder trazer o esporte para as crianças. Para elas é importante estarmos aqui, para elas acreditarem que o esporte pode mudar a vida delas, assim como mudou a minha. Essa escolinha aqui com certeza muda muito a vida deles. A gente vê a alegria que eles ficam quando estão participando”, disse Rodrigues, que compete nos 100m rasos na classe T63 (amputados).
Maior feira voltada para pessoas com deficiência do país, a Reatech já tem a próxima edição confirmada para 2024, no período entre os dias 20 e 23 de novembro. Nesta edição de 2023 contamos com o apoio de Ipanema Queijos, Seven Boys, Wickbold, Mistral, OD Brasil, Alphamix, Parabank, Instituto Maurício de Sousa, Betsul, Eixo e Reatech Brasil.