ADD celebra o sucesso da Arena Esportiva na Reatech 2023

Reatech 2023
Reatech 2023

Quatro dias de muitas atividades e diferentes modalidades representadas marcaram mais um ano de grande sucesso na participação da Associação Desportiva para Deficientes – ADD na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech, realizada entre os dias 04 e 07 de outubro, no SP Expo, em São Paulo (SP).

Responsável pela Arena Esportiva, a ADD realizou a montagem e programação de dois espaços, sendo uma quadra poliesportiva e outra área para Bocha Adaptada, Tênis de Mesa e uma mini-pista de atletismo. A Associação organizou diversas ações para demonstrar diferentes modalidades do esporte adaptado aos milhares de visitantes que passaram pela feira.

O público pôde acompanhar partidas de Basquetebol em Cadeira de Rodas, nas variações 5×5 e 3×3, Bocha, demonstrações de Voleibol Paralímpico, Rúgbi em Cadeira de Rodas, Futsal Down, Futebol de Amputados, além da novidade de 2023 que foi o Futebol de Nanismo, que pela primeira vez fez parte da programação da Reatech.

Estamos há 19 anos atuando na Reatech. Toda organização e planejamento vem de meses. No mínimo os últimos três meses. É muito gratificante terminar a feira e ver que o que planejamos, tanto em termos de estrutura quanto na programação de atividades, que é bastante intensa, deu certo e colhemos os resultados esperados”, declarou Eliane Miada, fundadora e Presidente do Conselho Institucional da ADD.

A gente adora o trabalho da ADD e temos um carinho e respeito muito especial pela Eliane Miada e toda a equipe. A programação que a ADD monta aqui desde o primeiro momento até o fim da Reatech é sensacional, não fica nem um minuto sem algum tipo de atividade. Então a gente valoriza muito esse trabalho da ADD e de todos os parceiros da Reatech em geral”, disse Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, empresa responsável pela organização da feira.

Houve também uma oportunidade para receber parceiros e apoiadores dos projetos desenvolvidos pela ADD, como Seven Boys, Wickbold, Queijos Ipanema e Mistral Importadora. Além da presença dos patrocinadores, o coquetel de boas vindas contou com a participação do atleta Yeltsin Jacques, duas vezes medalha de ouro nos Jogos de Tóquio 2020 nas provas de atletismo dos 1.500m e 5.000m classe T11 (Deficiência Visual). “Tivemos momentos importantes com nossos parceiros e patrocinadores. Eles puderam conhecer nosso espaço e um pouco do trabalho que a gente faz”, explicou Miada.

Uma novidade que a ADD trouxe para Reatech 2023 foi a realização do 3º Jogos Paradesportivos, que após dez anos voltaram a ser realizados durante a feira. O evento contou com a participação das 260 pessoas, de 6 a 29 anos, atendidas pelos sete núcleos que fazem parte do Programa de Iniciação ao Esporte Adaptado. Os atletas foram divididos em equipes e participaram de disputas em sete modalidades sendo elas: Tênis de Mesa, Atletismo, Bocha, Ginástica, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Futsal Down e Futsal PC.

Estamos extremamente satisfeitos com a programação elaborada e executada aqui para a Reatech. Os Jogos Paradesportivos eram uma atividade que tínhamos deixado de fazer nos últimos anos e trouxemos de volta essa ideia”, explicou Sileno Santos, Coordenador de Esportes da ADD. “Os Jogos começaram na quinta-feira e sábado foram as finais e a premiação. Tivemos a participação em massa dos alunos cadastrados no Programa”, completou.

Outro ponto alto da feira foi a participação das equipes de alto rendimento de Basquete em Cadeira de Rodas administradas pela ADD, o Magic Hands e Magic Wheels, e a presença dos atletas da Seleção Brasileira da modalidade convocados para os Jogos Para-Panamericanos de Santiago 2023, em novembro: Amauri Viana, Cristiano Junior Clemente, Sergio Veiga e Wallace Carvalho.

As quadras montadas pela ADD se tornaram um dos principais espaços da feira, atraindo as atenções dos visitantes, além de mobilizar centenas de atletas e familiares, que aproveitaram também para circular pelos corredores da feira. Foi uma oportunidade de conhecer todas as novidades e tecnologias disponíveis para atender as necessidades de pessoas com deficiência.

Aqui a gente aprende que tem vários tipos de materiais novos para adaptações que eles precisam. Coisas que temos dificuldade de conseguir em outros lugares e aqui é o melhor local para conhecermos essas melhorias. É nosso segundo ano na Reatech e vemos tecnologias que são muito boas para o desenvolvimento de qualquer pessoa com deficiência”, conta a dona de casa Cristiane Santana de Jesus, que é mãe de Cristian, de 11 anos e que tem deficiência visual, e Higor, de 20 anos, com deficiência intelectual. Os dois jovens são atendidos pelo Programa de Iniciação ao Esporte Adaptado da ADD.

O evento também é um espaço para interagir e conhecer ídolos do esporte paralímpico, como Yeltsin Jacques (2x medalha de ouro em Tóquio 2020) e como o medalhista de prata também no atletismo em Tóquio 2020, Vinicius Rodrigues. Os atletas representam a ADD e estiveram presentes na feira, onde atenderam às crianças presentes e tiraram fotos com os atletas em formação.

A ADD sempre me mostrou a importância de poder trazer o esporte para as crianças. Para elas é importante estarmos aqui, para elas acreditarem que o esporte pode mudar a vida delas, assim como mudou a minha. Essa escolinha aqui com certeza muda muito a vida deles. A gente vê a alegria que eles ficam quando estão participando”, disse Rodrigues, que compete nos 100m rasos na classe T63 (amputados).

Maior feira voltada para pessoas com deficiência do país, a Reatech já tem a próxima edição confirmada para 2024, no período entre os dias 20 e 23 de novembro. Nesta edição de 2023 contamos com o apoio de Ipanema Queijos, Seven Boys, Wickbold, Mistral, OD Brasil, Alphamix, Parabank, Instituto Maurício de Sousa, Betsul, Eixo e Reatech Brasil.

Veja também

Nos Jogos Paralímpicos Paris 24, o Brasil fez história, alcançando seu melhor desempenho na competição. Foram ao todo 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Nosso país concluiu na 5ª posição no quadro de medalhas, tendo sido o quarto país com a maior quantidade de medalha dos jogos.
Realização do tradicional Arraiá ADD e a divulgação dos convocados para os Jogos Paralímpicos 2024
O ano de 2024 abriu para o Atletismo ADD com a 1ª Edição do Desafio CPB/CBAT, no dia 25 de fevereiro. O Desafio reúne atletas medalhistas da modalidade, com e sem deficiência, tendo como foco a difusão do atletismo em nível nacional e aumento do grau competitivo.
Na primeira metade do mês, dias 8 e 9, ocorreu a 2ª Fase do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Na respectiva fase, competimos com cinco atletas nas provas de pista, conquistando quatro medalhas de ouro, duas medalhas de prata e duas medalhas de bronze.
O ADD Magic Wheels, venceu pela nona vez o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeiras de Rodas.
Pular para o conteúdo