Junho: Mês do Atletismo e do Basquete para a ADD

Nono Título Nacional e Primeiro Semestre de destaque nas pistas

Imagem: Alê Carvalho/CPB

Na primeira metade do mês, dias 8 e 9, ocorreu a 2ª Fase do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Na respectiva fase, competimos com cinco atletas nas provas de pista, conquistando quatro medalhas de ouro, duas medalhas de prata e duas medalhas de bronze.

Nos 400 m masculino T62, nosso atleta Alan Fonteles estabelece novo recorde brasileiro alcançando a marca dos 48.54 segundos. Em abril, Fonteles havia conquistado o mesmo feito na prova com 49.13 segundos, agora superados com sua nova marca.


Após a vitória no Campeonato Brasileiro Sub 23 de Basquete em Cadeiras de Rodas 2024, no final de maio, a ADD participa do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeiras de Rodas 2024, 1ª divisão, com suas duas equipes: o ADD Magic Hands e o ADD Magic Wheels. A competição ocorreu também no CT, de 9 a 16 de junho. Nas disputas do brasileiro, os Wheels acabaram sendo rebaixados, enquanto os Hands, como nos dois anos anteriores, venceram o campeonato, conquistando mais uma vez, pela nona vez – eneacampeão – o título de melhor time de BCR brasileiro.

ADD vence Campeonato Brasileiro Sub 23 de Basquete em Cadeiras de Rodas 2023

No sábado do dia 15, quatro dos nossos atletas participaram do 4º Desafio CPB / CBAT 2024. A competição reúne medalhistas do Atletismo e do Atletismo Paralímpico e tem como objetivo a difusão da modalidade e aumento do nível competitivo no país. Neste Desafio, conquistamos duas primeiras colocações e uma segunda colocação nas provas de pista.

Na mesma data, competimos com uma dupla de atletas no Meeting Loterias Caixa de Brasília, conquistando três medalhas de ouro e uma medalha de prata, também nas provas de pista. Nos dias 21 e 22 foi a vez do Meeting de São Paulo, onde conquistamos duas 4ª colocações em provas de pista, uma 3ª e 5ª colocação em provas de campo.

Imagem: Abelardo Mendes Jr/CPB


No fim do mês, de 29 a 30, ocorreu o Troféu Brasil de Atletismo, competição que reúne atletas com e sem deficiência na modalidade, sendo válida para o alcance de índices olímpicos e paralímpicos, também para o Mundial sub 20 em julho deste ano.

Imagem: Ana Patricia/CPB


Durante a competição, Alan Fonteles alcançou a marca dos 21.52 segundos na prova dos 200 m, prova na qual conquistara o ouro nos Jogos de Londres 2012. Com esse tempo, conquista a segunda melhor marca do mundo na prova.

Veja também

Nos Jogos Paralímpicos Paris 24, o Brasil fez história, alcançando seu melhor desempenho na competição. Foram ao todo 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Nosso país concluiu na 5ª posição no quadro de medalhas, tendo sido o quarto país com a maior quantidade de medalha dos jogos.
Realização do tradicional Arraiá ADD e a divulgação dos convocados para os Jogos Paralímpicos 2024
O ano de 2024 abriu para o Atletismo ADD com a 1ª Edição do Desafio CPB/CBAT, no dia 25 de fevereiro. O Desafio reúne atletas medalhistas da modalidade, com e sem deficiência, tendo como foco a difusão do atletismo em nível nacional e aumento do grau competitivo.
O ADD Magic Wheels, venceu pela nona vez o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeiras de Rodas.
Pular para o conteúdo