Atletismo ADD: Primeiro Semestre de 2024

Circuitos nacionais, Mundial e convocação Paris 2024

O ano de 2024 abriu para o Atletismo ADD com a 1ª Edição do Desafio CPB/CBAT, no dia 25 de fevereiro. O Desafio reúne atletas medalhistas da modalidade, com e sem deficiência, tendo como foco a difusão do atletismo em nível nacional e aumento do grau competitivo. Ao longo do semestre, ocorreram quatro edições da competição, onde a Associação conquistou nas provas de pista mais de dez medalhas.

Em março disputamos no Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa, principal competição paradesportiva da modalidade no Brasil. Com sua segunda edição em junho e as etapas de Meeting estaduais, reunimos mais de 10 medalhas de ouro nas provas de pista.

Destaque para quebra de recorde brasileiro do corredor Alan Fonteles T62 na prova dos 400 m, conseguindo a marca dos 49.13 segundos no Open Internacional de Atletismo, superando posteriormente a própria marca durante o Circuito Loterias Caixa com 48.54 segundos.

No dia oito de abril o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga a convocação para o Mundial de Atletismo Kobe 2024, no Japão. Na chamada, quatro atletas da Associação são convocados: Antonia Keyla (T20), Ariosvaldo da Silva (T53), Vinicius Rodrigues (T63) e Yeltsin Jacques (T11).

O mundial ocorreu de 17 a 25 de maio, contando com as seguintes conquistas nacionais envolvendo atletas da ADD: ouro e quebra de recorde mundial dos 5.000 m T11 com a marca de 14min53s97 por Yeltsin Jacques, prata nos 100 m T53 para Ariosvaldo Parré e também medalha de prata para Antonia Keyla nos 1.500 m T20.

Por fim, em 11 de julho o CPB divulga os convocados da modalidade do Atletismo para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. Seis dos nossos atletas são convocados: Alan Fontetes (T62), Antonia Keyla (T20), Ariosvaldo da Silva (T53), Vanessa Cristina (T54), Vinicius Rodrigues (T63) e Yeltsin Jacques (T11). Também os atletas-guia Antonio Henrique Lima, Guilherme Ademilson Santos e o treinador Denis Gigante.


Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro. A delegação brasileira de atletismo embarcou para os Jogos nesta sexta-feira, 16.

Veja também

Nos Jogos Paralímpicos Paris 24, o Brasil fez história, alcançando seu melhor desempenho na competição. Foram ao todo 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Nosso país concluiu na 5ª posição no quadro de medalhas, tendo sido o quarto país com a maior quantidade de medalha dos jogos.
Realização do tradicional Arraiá ADD e a divulgação dos convocados para os Jogos Paralímpicos 2024
Na primeira metade do mês, dias 8 e 9, ocorreu a 2ª Fase do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Na respectiva fase, competimos com cinco atletas nas provas de pista, conquistando quatro medalhas de ouro, duas medalhas de prata e duas medalhas de bronze.
O ADD Magic Wheels, venceu pela nona vez o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeiras de Rodas.
Pular para o conteúdo