ADD Escola de Esporte Adaptado
 

O Programa ADD - Escola de Esporte Adaptado é desenvolvido através da execução de projetos de atividades físicas e desportivas com a finalidade de despertar o gosto pela prática paradesportiva em crianças , jovens, desenvolvendo as habilidades físicas e emocionais relacionadas a prática paradesportivas, num ambiente lúdico que propicie a aquisição de atitudes, valores educacionais e da cidadania.

 


Desde 2001, a ADD proporciona às crianças com deficiência o desenvolvimento individual, social e emocional, por meio do esporte. Batizado de Programa Crianças, a iniciativa pioneira no Brasil destinava-se à prática do basquete em cadeira de rodas para crianças e adolescentes com deficiência física.

As experiências adquiridas após nove anos de atuação do programa permitiram o fortalecimento e amadurecimento dos principais aspectos que deveriam ser tratados para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Nascia, assim, em 2010, a ADD Escola de Esporte Adaptado com um novo olhar para o paradesporto infantil e juvenil.

Com a visão de que o a prática esportiva, como instrumento educacional e método pedagógico, é uma fonte inesgotável de conceitos éticos e morais, as atividades da ADD Escola de Esporte Adaptado transcendem o esporte ou a modalidade esportiva para trabalhar componentes que promovam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente e estimulem a independência e autonomia. Para isso, são realizadas atividades como acantonamento, participação em corridas e/ou caminhadas de rua, eventos comemorativos, visita a museus, teatro e parques entre outras ações.

Na prática, as atividades não estão atreladas somente ao esporte nem tão pouco somente a uma modalidade esportiva. Importantes componentes do desenvolvimento integral da criança e do adolescente são trabalhados nas aulas tais como artes, dança, teatro, música, inclusão digital, roda de leituras e poesias. As atividades pedagógicas também são ressaltadas nas aulas com vistas, por exemplo, ao auxílio do processo de alfabetização da criança.

 

 

 
270 crianças
Nascia, assim, em 2010, a ADD Escola de Esporte Adaptado com um novo olhar para o paradesporto infantil e juvenil.

 

Outra importante contribuição da ADD Escola de Esporte Adaptado é a participação de crianças e adolescentes com maior grau de comprometimento físico-motor e intelectual, que interagem com participantes de outros tipos de deficiência ou sem deficiência. A diversidade é vivenciada intensamente, o que proporciona uma oportunidade única de reconhecimento, valorização e aprendizado com as diferenças.

E, mesmo que o esporte de rendimento não seja o objetivo do projeto, os talentos que nascem na ADD Escola de Esporte Adaptado são incentivados. A aptidão esportiva é impulsionada tão logo o aluno atinja o desenvolvimento necessário, sendo direcionado à modalidade escolhida.

O programa tem capacidade para atender 270 crianças e jovens com deficiência física, intelectual ou visual, com idade entre 6 e 23 anos de forma gratuita. As atividades são desenvolvidas nos núcleos parceiros que cedem os espaços para a realização do projeto.

 
 
 
 
 
Parceiros que
Patrocinam Projetos
e ajudam a Construir
um novo Futuro.
 
   

 

 

©2016 ADD - Associação Desportiva para Deficientes - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: